2 de ago. de 2011

# YSL!

_44708335_1

Para quem não conhece, Yves Henri Donat Saint-Lourent (1936-2008) foi um dos maiores estilistas que já existiu. Até hoje é homenageado em desfiles e suas criações viraram clássicos. Ontem ele completaria 75 anos, que tal apriveitar para conhecer um pouquinho mais sobre ele?

O estilista que nasceu na Argélia e construiu a sua carreira na França foi um nome de grande importância para a moda do século XX. Foi ele quem vestiu as mulheres com smokings – referência que vemos tão forte nas últimas temporadas com o discurso do guarda roupa masculino invadindo o feminino. Outro assunto em pauta ainda hoje são as passarelas com modelos que fogem do padrão europeu loira de olhos azuis. Sabia que ele foi o primeiro a apresentar as coleções com modelos negras e com traços fortes?

ys

Ele foi o primeiro estilista a ganhar uma homenagem uma vida. E não estamos falando de uma homenagem qualquer… em 1983 o Metropolitan organizou uma grande exposição. Ele também recebeu, em 2001, uma condecoração da Legião de Honra, das mãos do presidente francês Jacques Chirac.
Quem for à Paris não deve deixar de visitar a Fundação Pierre Bergé com um acervo de 5.ooo peças de roupas e 15.000 objetos.


O seu primeiro passo na moda começou grande: aos 17 anos foi contratado como assistente de Christian Dior. Aos 21 anos, com a morte de Dior, Yves passou a assinar como diretor de criação da maison Dior.
Foi em 1961 que ele deu um novo passo com o seu companheiro Pierre Bergé: abriu a sua própria maison e despontou como uma nova grande promessa para a moda francesa.
Cinco anos mais tarde, quando ele abriu a primeira loja Yves Saint Laurent Rive Gauche estreou em clima de festa. Sua primeira cliente foi Catherine Deneuve.


yves

Espero que tenham gostado de saber um pouquinho mais sobre ele. Beijos.

Fonte: Julia Petit.
x.o.x.o
By: Brenda Lopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário